União Estável o que você precisa saber

Sei que o tema que vou abordar mexe com muita gente, pois o número de casais que dividem o mesmo teto e se dizem “namorados” é enorme e sequer sabem das consequências de uma União sem planejamento e regularização.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É bem provável que você conheça alguém nessa situação ou até mesmo você viva dessa forma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas você sabe distinguir um namoro de uma possível União Estável?
Basta apenas morar juntos e pronto?
É necessário ter filhos em comum?
Como se constitui essa relação?
Quando acaba? Quais os direitos ?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
𝘽𝙖𝙨𝙞𝙘𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚, 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙯𝙚𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙝𝙖́ 𝙪𝙣𝙞𝙖̃𝙤 𝙚𝙨𝙩𝙖́𝙫𝙚𝙡 𝙦𝙪𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙙𝙪𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙨𝙨𝙤𝙖𝙨 𝙨𝙚 𝙪𝙣𝙚𝙢, 𝙙𝙚 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖 𝙙𝙪𝙧𝙖𝙙𝙤𝙪𝙧𝙖, 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙞́𝙣𝙪𝙖, 𝙚 𝙘𝙤𝙢 𝙘𝙤𝙣𝙫𝙞𝙫𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙥𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙖, 𝙘𝙤𝙢 𝙤 𝙤𝙗𝙟𝙚𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙞𝙩𝙪𝙞𝙧 𝙛𝙖𝙢𝙞́𝙡𝙞𝙖.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, por outro lado, não há necessidade, efetiva, de que morem juntos, desde que o objetivo de formar família seja comum a ambos. E é aí que as dúvidas surgem e os conflitos iniciam, porque nem sempre há regularização dessa União e a vontade de um pode não ser a vontade do outro.
Por isso a importância de se analisar cada caso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Logo, se você vive em união estável ou tem certeza que é apenas um namoro nada melhor do que formalizar a situação, através de advogado, fazendo um contrato de união estável ou um contrato de namoro e escriturar em cartório. Esta é a maneira correta e mais segura de viver o amor, seja namorando, seja em união estável, usufruindo todos os benefícios garantidos em lei e sem riscos para o futuro.🥰⚖
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra. Josânia Pretto